O conceito de plantas venenosas abrange todos os vegetais que, através do contato, inalação ou ingestão, causam danos à saúde de seres humanos e animais.
Essas plantas apresentam substâncias que podem desencadear reações adversas, como irritação ou inchaço, seja por seus próprios componentes ou pela coleta e extração inadequada de seus constituintes.
Muitas dessas plantas venenosas são tidas como ornamentais, estando presentes em diversos ambientes ao nosso redor, o que facilita o risco de intoxicação.
Os vegetais contêm componentes químicos, denominados princípios ativos, que provocam efeitos semelhantes em animais e humanos.
. A ação dos princípios ativos varia de planta para planta: existem as venenosas e também aquelas que atuam como remédios naturais.
Em 1998, o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), em parceria com os centros de Belém, Salvador, Cuiabá, Campinas, São Paulo e Porto Alegre, criou o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas.
Além de controlar e documentar a ocorrência de intoxicações por substância tóxica de plantas, o programa possui o objetivo de elaborar e distribuir materiais educativos de prevenção e tratamento para essas ocorrências.